Virgem é uma constelação excecionalmente grande que está localizada diretamente sobre a eclíptica (a linha que o Sol segue ao longo de todo o céu e durante todo o ano), por estar nesta linha esta constelação pertence aos 12 signos do zodíaco. Uma das características mais marcantes da constelação Virgem é o grande aglomerado de galáxias de Virgem, que consiste em cerca de 2.000 galáxias.
Forma e posição:
Virgem é uma constelação invulgarmente grande, ficando apenas atrás de Hydra. Virgem está posicionada entre a constelação de Leão (Leo) e a constelação de Libra (Balança). A sua forma assemelha-se a uma mulher numa posição sentada.
Ascensão Reta: 11h 37m a 15h 11m
Declinação: -23 to +14°
Estrela mais brilhante: Spica
Mitologia:
Há dois mitos populares que explicam a origem da constelação de Virgo. Num mito grego, Perséfone a deusa da fertilidade e uma virgem são raptadas por Hades o deus do submundo. A sua mãe, Demeter tenta encontrá-la em vão e finalmente, decide arruinar as colheitas em sinal de desespero. Num esforço para apazigua-la, Hades permite que Perséfone volte todos os anos, na Primavera para ajudá-la com a colheita. Isto explica o aparecimento da constelação de Virgem, que é visível apenas entre os meses de Março e Agosto de cada ano. Continuando com o tema, a deusa Astraea, filha de Zeus o rei dos deuses, cresce cansada de guerras intermináveis do homem e decide subir ao céu, tornando-se a constelação de Virgo, onde segura a balança da justiça (Libra-Balança), nas suas mãos.
Significado astrológico: O signo de Virgem é um signo de Terra e como todos os signos de Terra, as pessoas sob o seu signo são muito práticas. Em particular, as pessoas de Virgem, gostam de ordem e processos, tento tendência para o perfeccionismo e são intolerantes com comportamentos frívolos.
Melhor altura para observar: Primavera
Constelações vizinhas: Leão, Taça, Corvo, Serpente do mar, Balança, Serpente, Pastor