Uma das constelações mais belas do céu noturno é Cisne, também conhecida como Cygnus. É muito elegante e tem largas asas giratórias que deslizam sobre a Via Láctea. Devido à sua forma, é muitas vezes referida como o Coroa do Norte. Esta constelação é uma das 48 constelações antigas. O telescópio espacial 'Kepler' descobriu recentemente uma outra "Cisne" com cerca de 2.000 anos-luz de distância noutro sistema solar, onde seis planetas estão localizados.
Forma e posição:
As duas belas linhas de estrelas dão uma impressão incrível desta constelação. A estrela mais brilhante, Deneb, representa a cauda e o resto representa o cisne e o seu pescoço longo esticado. O cisne puxa a banda brilhante da Via Láctea e isso pode tornar o cisne num campo de observação muito interessante.
Ascensão Reta: 19h 07m a 22h 03m
Declinação: +27 a +61 graus
Estrela mais brilhante: Deneb (Alpha Cygni)
Mitologia:
O deus grego Zeus disse que se deixou seduzir por Leda depois desta se ter transformado num cisne. Os deuses muitas vezes transformados em animais, não são reconhecidos imediatamente como os deuses que eram. Leda era a esposa do rei espartano Tíndaro, com ia encontrar-se com Zeus durante a noite. Mais tarde, ela colocou dois ovos, um dos ovos tinha uma natureza divina, o outro ovo era humano e mortal. Do ovo com natureza divina, a bela Helena e Pólux nasceram. Sabemos que Helena foi considerada a mais bela das mulheres de seu tempo. Esta beleza era tão impressionante, que todo homem que viu Helena quis tê-la. Com 12 anos de idade, ela foi raptada por Teseu e Pirithous e depois libertada pelos seus irmãos. Do outro ovo nasceu Clitemnestra e o irmão gêmeo de Pólux e Castor. Para homenagear esta dupla procriação, o Cisne foi colocado para sempre nos céus.
Melhor altura para observar: Verão
Constelações vizinhas: Cepheus, Dragão, Lira, Lagarto, Raposa, Pegasus