Lira é uma constelação pequena, mas distinta que pode ser facilmente vista no céu de Verão e no Outono. A lira está no hemisfério norte. Pode encontrar esta constelação com alguma facilidade, especialmente quando sabe que a lira é o norte da Via Láctea. O nome da constelação de Lira vem de um antigo instrumento de cordas, que também é chamado lira.
Forma e posição:
A lira tem a forma de um paralelogramo uniforme como as cordas de uma lira. Na sua principal estrela muito brilhante, Vega, a lira é muito bonita de se ver. Esta é a segunda estrela mais brilhante no hemisfério norte e a quinta estrela mais brilhante de todo o céu da noite. A lira é o norte da Via Láctea e é fácil de ver. Nesta constelação pode haver muitas nuvens galácticas diferentes em diferentes níveis de luminosidade.
Ascensão Reta: 18h 13m a 19h 28m
Declinação: +25 ° to +47 °
Estrela mais brilhante: Alpha Lyrae (Wega)
Mitologia:
Foi dito que o instrumento de cordas lira tinha sido inventado por Hermes, o deus grego. Este instrumento musical foi dado a Apolo, seu meio-irmão. Apolo foi mais tarde chamado de Orfeu, o famoso cantor com o instrumento. Orfeu com a lira enganou o deus dos submundos, Hades para resgatar a sua noiva Eurídice. Eurídice foi morta por uma picada de cobra. No entanto, ao sair, Orfeu desobedeceu ao mandamento do submundo, sem olhar para trás. Ele morreu, e em homenagem à sua morte, foi colocada uma lira no céu. Eurydice permaneceu no submundo.
Melhor altura para observar: Verão
Constelações vizinhas: Dragão, Hercules, Raposa, Cisne