Comprarumaestrela.pt Blog

  • Hércules

    A constelação de Hercules é uma das 48 constelações clássicas mencionadas por Ptolomeu e é uma das 88 constelações modernas. É a quinta maior constelação. O nome da constelação em grego antigo é "Engonasin", que significa "de joelhos". Na mitologia grega, o "Hércules ajoelhado" representa o remorso Hércules depois de ter morto sua esposa e filhos em ilusão.
     
    Forma e posição:Hércules
    Hércules é representado como "um homem de joelhos." Apesar disso a sua constelação é a quinta maior constelação no céu e apenas três das suas estrelas tem um brilho superior ao valor de magnitude 3. A sua estrela mais brilhante é Beta Herculis, com uma magnitude de 2,8. Ela pode ser encontrada entre a constelação de Lira e a distinta "Coroa boreal". Hércules está na direção de Apex e move-se juntamente com o nosso planeta a uma velocidade de 20 km/s. Para observadores de estrelas, Hercules têm dois cojuntos globulares interessantes, que podem ser observados mesmo com um par de binóculos relativamente normais.
     
    Ascensão Reta: 15h 48m a 18h 57m
    Declinação: +3 a 51 graus
     
    Estrela mais brilhante: Beta Herculis (Kornephoros)
     
    Mitologia:
    De acordo com as lendas gregas, o filho de Zeus e Alcmena, Hércules matou a sua esposa e filhos por raiva, depois disso ele ficou arrasado pelo seu arrependimento. Depois disso o Rei Euristeu atribuiu-lhe as lendárias tarefas dos "Doze Trabalhos" para ajudá-lo a emendar os seus erros. Ele concluiu com excelência as tarefas dos "Doze Trabalhos" e depois construiu uma pira funerária no Monte Eta, destruindo os seus restos mortais. A sua alma, em seguida, juntou-se com seu pai Zeus e com os outros deuses no céu.
     
    Melhor altura para observar: Verão
     
    Constelações vizinhas: Águia, Pastor, Dragão, Lira, Serpentário, Serpente Caput, Seta, Raposa

  • Capricórnio

    Capricórnio é uma das constelações mais antigas. Encontra-se na linha da eclíptica e é um dos 12 signos do zodíaco. Os antigos babilónios chamaram esta constelação "peixe-cabra", devido à sua forma. O novo nome de Capricórnio foi inventado pelos romanos. O Capricórnio tem uma importância especial como um signo do zodíaco em relação à astrologia.
     
    Forma e posição:Capricórnio
    De forma geral, Capricórnio é uma constelação bastante discreta, pois apenas duas das suas estrelas têm um brilho superior à classe de tamanho 3. A maneira mais fácil de encontrar a constelação Capricórnio é procurar as estrelas brilhantes do "Peixe do Sul" e para Altair na constelação Águia. Uma vez que as encontre, imagine uma linha entre elas e logo abaixo dessa linha imaginária, verá a constelação Capricórnio.
     
    Ascensão Reta: 20h 05m a 21h 55m
    Declinação: -9 to-28°
     
    Estrela mais brilhante: Delta Capricorni (Deneb Algedi)
     
    Mitologia:
    "A Capricórnio de hoje é uma constelação híbrida extraordinária, que é constituída por Cabra e Peixe, cuja origem remonta à época da Gigantomaquia. Naqueles tempos, durante uma batalha, os deuses do Olimpo levantaram voo dos gigantes transformaram-se em animais para se camuflarem. Então, a esposa de Zeus, Hera transformou-se numa vaca branca e Zeus numa ovelha.
    Continuando solitário, transformou-se, ao mesmo tempo em dois meio-animais: a metade superior foi transformada num bode e uma parte inferior num peixe. A partir desse fato decorre o antigo nome mitológico ""peixe cabra"" que molda nos dias de hoje a constelação Capricórnio."
     
    Significado astrológico: Pessoas que nasem sob o signo de Capricórnio são consideradas como obedientes e sérias. Com a sua dedicação e sentido de realidade, são muitas vezes consideradas de pessoas "duras". Atrás do seu exterior resistente, há muitas vezes uma pessoa muito sensível e acolhedora. O elemento do Capricórnio é a terra.
     
    Melhor altura para observar: Outono
     
    Constelações vizinhas: Águia, Arqueiro, Microscópio, Peixe austral, Aquário

  • Arqueiro

    Sagitário é a constelação mais meridional do Zodíaco, colocando-a no centro da galáxia. Encontra-se entre Escorpião e Capricórnio e está muito perto das regiões ricas em estrelas da Via Láctea. Pode ser difícil de ver em países do hemisfério norte, devido à sua localização a sul no céu. Algumas das suas 22 estrelas são conhecidas por ter planetas, o que significa que tem mais hospedeiros planetários do que qualquer outra constelação conhecida.
     
    Forma e posição:Arqueiro
    Embora o seu nome signifique "Arqueiro" em latim, muitos observadores de estrelas contemporâneos acham que a forma da constelação é mais semelhante a um bule de chá e os conjuntos de estrelas enevoados da Via Láctea se assemelham ao "vapor do bule de chá". A estrela mais brilhante do Arqueiro, Epsilon Sagittarii, é 250 vezes mais luminosa que o sol. Se quiser encontrar o arqueiro no céu, as constelações Capricórnio e Escorpião podem ser a sua orientação: Capricórnio está no canto superior esquerdo e Escorpião está no canto inferior direito de Arqueiro.
     
    Ascensão Reta: 17h 43m a 20h 28m
    Declinação: -45 a -12°
     
    Estrela mais brilhante: Epsilon Sagittarii (Kaus Australis)
     
    Mitologia:
    A constelação foi identificada pela primeira vez pelos Babilónios e depois pelos Sumérios, estes últimos identificaram-na com o deus ancestral Pabilsag. Os gregos deram à constelação o nome de Chiron, como Sagitário que era um centauro. Um centauro é uma criatura que tem o torso de um homem e o corpo de um cavalo e é conhecido pelas suas habilidades com um arco e flecha. Chiron, um poeta e mentor sábio dos heróis mitológicos como Hércules, Aquiles e Esculápio, era imortal. Ferido nos seus cascos por uma flecha envenenada, a dor fez com que quisesse morrer. Como resultado, Zeus colocou-o no céu.
     
    Significado astrológico: Sagitário é um signo do Zodíaco e os astrólogos afirmam que as pessoas nascidas sob o signo do "Arqueiro" são amantes da diversão, abertas a novas experiências e com um senso de humor ágil. Idealismo e dedicação ardente à justiça também podem caracterizar as pessoas nascidas sob este signo. O elemento de Sagitário é o fogo.
     
    Melhor altura para observar: Verão
     
    Constelações vizinhas: Águia, Escorpião, Coroa austral, Telescópio, Microscópico, Cabra

  • Perseus

    A constelação de Perseus é circumpolar, o que significa que pode ser vista no céu noturno durante todo o ano. É especialmente fácil de observar no Outono, quando a constelação está alta no céu. Ao procurar a constelação de Perseus, é fácil ver a estrela principal da constelação Pastor, Capella. Diretamente à direita desta estrela pode ver Mirphak, a principal estrela da constelação de Perseus.
     
    Forma e posição:Perseus
    A constelação de Perseus é atravessada pelo centro da Via Láctea. Encontra-se a leste do W claramente visível da Cassiopeia. A partir de Mirphak, distinguido no céu, a forma de Perseus para o seu corpo e uma perna. Sul de Mirphak pode encontrar sua oscilação bastante impressionante Algol. Na mitologia grega é a estrela infortúnio de "Algol" com os olhos cintilou sobre a cabeça decapitada de Medusa.
     
    Ascensão Reta: 1h 29m a 4h 51m
    Declinação: +31 a +59 graus
     
    Estrela mais brilhante: Alpha Persei (Mirphak, auch Algenib)
     
    Mitologia:
    A história de Perseus é uma das histórias centrais da mitologia grega. Conta a lenda, que o oráculo de Delfos, Acrísio previu que o seu filho pequeno fosse mata-lo. Para evitar que acontecesse, Acrísio trancou a bela filha Danae, numa torre para a proteger do mundo exterior. Sem êxito, porque Zeus apaixonou-se loucamente por Danae, inventou meios e maneiras para satisfazer a sua paixão e vê-la de qualquer maneira. Depois de um tempo, Danea deu à luz um filho, Perseu. Acrísio respondeu de forma cruel, atirando-os ao mar numa caixa pregados. Os dois ficaram na ilha de Seriphos e os anos foram passaram. No final, Perseu se casou com Andrômeda e ambos receberam um lugar de honra no céu.
     
    Melhor altura para observar: Outono
     
    Constelações vizinhas: Cassiopeia, Andrómeda, Triangulo, Carneiro, Touro, Cocheiro, Girafa

  • Cassiopeia

    A Cassiopeia é uma constelação do céu do norte. A Cassiopeia é visível durante todo ano, embora o melhor momento para vê-la seja em Novembro. A Cassiopeia produziu duas supernovas, uma delas é conhecida como "Cassiopeia A". A "Cassiopeia A" explodiu à cerca de 300 anos atrás e a explosão foi testemunhada da Terra. A matéria emitida pela explosão espalhou-se pelo espaço a uma pequena percentagem da velocidade da luz. O material, desde então, continuou a expandir-se para uma concha gigante, que continha uma série de elementos, incluindo oxigénio. Esses elementos podem formar novos planetas, estrelas ou até mesmo alguns organismos vivos no futuro.
     
    Forma e posição:Cassiopeia
    As cinco principais estrelas desta constelação formam um "W". O seu pico é visível a meio do oeste em direção da estrela polar norte. Assim pode encontrar facilmente esta constelação no céu.
     
    Ascensão Reta: 22h 57m a 3h 41m
    Declinação: +47 a 78 graus
     
    Estrela mais brilhante: Alpha Cassiopeiae (Schedir)
     
    Mitologia:
    O Rei Etíope, Cepheus e sua esposa Cassiopeia tinham cometido o pecado da vaidade. Cassiopeia tinha reivindicado ser mais bela que as Nereidas, as Deusas aquáticas da mitologia Grega. As Nereidas queixaram-se ao deus do mar Posídeon sobre este insulto, que enviou o monstro do mar Ketos para destruir a costa do país. De acordo com um oráculo, o país só poderia ser libertado da maldição se Andrómeda, que era a única filha da família real, fosse sacrificada para o monstro do mar. Impiedosamente Andrómeda foi amarrada a uma rocha ao lado do mar, onde teve que esperar para que o monstro a comesse viva. Perseus derrotou o monstro, salvando Andrómeda, que mais tarde se casou com ela.
     
    Melhor altura para observar: Durante todo o ano, especialmente no Outono
     
    Constelações vizinhas: Andrómeda, Pastor, Leão, Perseus

  • Andrómeda

    Andrómeda é uma constelação dos céus do Norte. Assim como a Ursa Maior, esta constelação pode ser observada todo o ano. Para os astrónomos, a Andrómeda é uma constelação muito conhecida, uma vez que na sua vizinhança pode-se encontrar a M 31, a galáxia de Andrómeda, a galáxia espiral da Via Láctea.
     
    Forma e posição:Andrómeda
    A Andrómeda está ligada ao retângulo de Pegasus através da estrela Alpheratz (pode ser vista no canto inferior direito da imagem). As três estrelas mais brilhantes da Andrómeda, Alamak, Mirach e Sirrah, estão todas em linha quase reta. Em condições meteorológicas favoráveis, podemos ver um ponto nubloso de fraco brilho ao norte de δ Andromedae. Este ponto nebular representa a galáxia M 31, a famosa nebulosa de Andrómeda.
     
    Ascensão Reta: 22h 57m a 2h 33m
    Declinação: +21° a +53°
     
    Estrela mais brilhante: Alpha Andromedae (também conhecida como Alpheratz ou Sirrah)
     
    Mitologia:
    O Rei Etíope, Cepheus e sua esposa Cassiopeia tinham cometido o pecado da vaidade. Cassiopeia tinha reivindicado ser mais bela que as Nereidas, as Deusas aquáticas da mitologia Grega. As Nereidas queixaram-se ao deus do mar Posídeon sobre este insulto, que enviou o monstro do mar Ketos para destruir a costa do país. De acordo com um oráculo, o país só poderia ser libertado da maldição se Andrómeda, que era a única filha da família real, fosse sacrificada para o monstro do mar. Impiedosamente Andrómeda foi amarrada a uma rocha ao lado do mar, onde teve que esperar para que o monstro a comesse viva. Perseus derrotou o monstro, salvando Andrómeda, que mais tarde se casou com ela.
     
    Melhor altura para observar: Durante todo o ano
     
    Constelações vizinhas: Cassiopeia, Lagarto, Cavalo Alado, Peixes, Triângulo, Perseus

  • Escorpião

    Escorpião é uma constelação bastante visível. Fica perto do centro da Via Láctea e também sobre o plano da eclíptica como um dos 12 signos do zodíaco. Devido às suas estrelas brilhantes alinhadas em tesoura e a típica picada curva de escorpião faz com que esta constelação seja relativamente fácil de identificar no céu, mesmo para iniciantes.
     
    Forma e posição:Escorpião
    A estrela mais brilhante de escorpião foi chamada pelos Árabes de Qualbu'l-Agrab - "Coração do Escorpião" devido à sua posição. Os gregos também tinham um nome interessante: Antares (Antares), que significa "Contra Marte". O nome vem da cor vermelha da estrela e do fato de que Marte e "Contra Marte" não se encontrarem muitas vezes no céu. Depois de encontrar "Contra Marte", será capaz de reconhecer a tesoura e a picada do escorpião que está a apontar para cima. Infelizmente, só poderá ver esta constelação durante o Verão e mesmo assim irá vê-la de forma incompleta por causa da sua posição muito a sul.
     
    Ascensão Reta: 15h 47m a 17h 59m
    Declinação: -46 a -8 graus
     
    Estrela mais brilhante: Antares (Magnitude 1.06)
     
    Mitologia:
    Para tornar a filha do rei Mérope como sua esposa, o caçador experiente Orion teve que libertar a ilha de Chios de todos os animais selvagens de acordo com a mitologia. Ele foi incapaz de o fazer apesar de toda a sua experiência. Por isso, o rei não permitiu que ele se casasse com a sua filha e Orion ficou muito chateado com isso e quis matar todos os animais do mundo. Isso fez com que Gaia, a deusa da Terra ficasse muito assustada. Ela enviou um pequeno, mas perigoso escorpião para impedir a extinção de todos os animais e Orion de causar qualquer dano. A Deusa da caça, Artemis, gostava de Orion e queria protegê-lo a da sua ruína. Ela resolveu o conflito de uma forma simples colocando cada um deles num lugar no céu. Ainda hoje Orion e Escorpião ficam em lados opostos no céu, nunca vai vê-los ao mesmo tempo.
     
    Significado astrológico: As pessoas nascidas sob o signo Escorpião são de temperamento forte e auto- confiantes. Sendo muito apaixonadas, podem tornar-se ciumentos e vingativos. São muito honestas, sinceras e podem ajudar as pessoas com isso, mas prejudicá-las também. Elemento do Escorpião é a água.
     
    Melhor altura para observar: Verão
     
    Constelações vizinhas: Balança, Lobo, Esquadro, Altar, Coroa austral, Arqueiro

  • Cavalo Alado

    O Pegasus é um cavalo alado e a sua constelação é facilmente reconhecida pelas suas quatro estrelas principais que formam um quadrado. Esta constelação é encontrada perto do equador celeste norte. Alguns conjuntos globulares particulares, bem como uma galáxia espiral Pegasus fazem um belo objeto em observação por telescópio.
     
    Forma e posição:Cavalo Alado
    Quatro estrelas formam o "corpo" quadrado de Pegasus. Mais três estrelas formam o pescoço e a cabeça do cavalo alado. Esta constelação está localizada perto do equador celeste. Uma das especificidades de Pegasus é o conjunto globular M 15, que tem de cerca de 30.000 anos-luz de distância. Isto pode ser visto com binóculos normais, mas com apenas vai parecer um ponto nebuloso. Além disso, Pegasus tem uma galáxia espiral, que tem de 60 milhões de anos-luz de distância de nós (NGC 7331). Para observar isto, necessita de um bom telescópio.
     
    Ascensão Reta: 22h 57m a 2h 39m
    Declinação: +22 a 53 graus
     
    Estrela mais brilhante: Epsilon Pegasi (Enif)
     
    Mitologia:
    Na mitologia grega, o herói Pegasus era um cavalo alado com poderes mágicos. Não foi fácil domar Pegasus. O herói Belerofonte conseguiu fazer isso, devido à sua intemperança e assim, teve Pegasus como seu cavalo. Ele decidiu que iria fazê-lo e as senhoras e senhores do Olimpo enviaram-no para acabar com a indignação que o cavalo estava a causar. Depois da morte dos seus filhos em batalha, Belerofonte pediu a Pegasus para levá-lo ao Monte Olimpo. Embora Pegasus tenha concordado, ele caiu de volta para a Terra depois de Zeus ter atirado um raio que o fez cair de Pegasus.
     
    Melhor altura para observar: Outono
     
    Constelações vizinhas: Lagarto, Cisne, Raposa, Golfinho, Cavalo menor, Aquário, Peixes, Andrómeda

  • Lagarto

    Lagarto é uma constelação indescritível e pequena. Contém apenas uma única estrela, não mais brilhante que magnitude 4. O lagarto não pertence às constelações clássicas da antiguidade, uma fez que só foi descoberta mais tarde.
     
    Forma e posição:Lagarto
    O lagarto é bastante inexpressivo no céu e limitado a norte de Cepheus, Cisne à sua esquerda e no sul tem a constelação Pégaso. No Oriente está Andrómeda e Cassiopeia.
     
    Ascensão Reta: 21h 57m a 22h 57m
    Declinação: +35 a +56 graus
     
    Estrela mais brilhante: Alpha Lacertae
     
    Mitologia:
    A constelação Lagarto não pertence às constelações clássicas do mundo antigo. No entanto, existem algumas histórias igualmente interessantes sobre o lagarto, como no Zodíaco clássico em forma de mito. Esta constelação foi introduzida em 1687por Johannes Hevelius, um astrónomo Danzig. O seu nome era originalmente diferente, mas não foi politicamente aceite na época e por isso, foi renomeado para o "lagarto".
     
    Melhor altura para observar: Outono
     
    Constelações vizinhas: Andrómeda, Cassiopeia, Cisne, Cepheus, Pegasus

Itens 1 a 10 num total de 43

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5