A Ursa Menor é uma das constelações mais importantes do céu para os astrónomos. A Ursa Menor é uma constelação do céu do Norte é visível da Europa ao longo de todo o ano. A principal estrela desta constelação é a Polaris, uma das estrelas mais importantes do céu para os astrónomos. Todos os outros corpos celestes parecem girar ao longo desta estrela como um pivô. Polaris também tem um papel significativo nas lendas dos Vedas indianos, sendo o líder de um grupo de deuses.
Forma e posição:
A Ursa Menor é semelhante em forma para à Ursa Maior. Ao contrário da Ursa Maior, a "pega" da Ursa Menor não é reta, mas é dobrada para cima. A principal estrela da constelação, Polaris, permanece fixa na sua posição no céu noturno. A altitude da posição no norte da estrela corresponde a latitude de quem está a ver.
Ascensão Reta: 0h 0m a 24h 00m
Declinação: +65 a 90 graus
Estrela mais brilhante: Alpha Ursae Minoris (Polaris ou Estrelado norte)
Mitologia:
Calisto era uma bela ninfa que atraiu Zeus. Mais tarde, ela deu à luz o seu filho, Arcas. Hera, esposa de Zeus, transformou Calisto num urso. Anos mais tarde, quando Arcas estava a caçar na mata, Hera, fez com que Callisto encontrasse o seu filho. Arcas estava prestes a matar acidentalmente a sua mãe, quando Zeus interveio. O deus colocou Callisto nos céus como a Ursa Maior e mais tarde fez com que Arcas se juntou-se a ela como a Ursa Menor.
Melhor altura para observar: Durante todo o ano, especialmente na Primavera
Constelações vizinhas: Cassiopeia, Dragão, Girafa, Ursa maior, Cepheus