A constelação Cão menor é muito discreta e para encontrá-la, olhe para a sua "estrela ombro", "Betelgeuse" da constelação de Orion. A constelação Cão menor é uma das 48 que Ptolomeu descreveu na astronomia grega. Em grego antigo o nome da estrela principal "Procyon" significa "antes do cão". Esta é uma indicação de que Procyon chamou a de "Estrela do Cão".
Forma e posição:
A constelação Cão menor é uma constelação clássica e pequena. Pode encontra-la ao sul da constelação "Gêmeos". Para além da parte interior da Antártica, Cão menor é visível durante todo o ano e em todo o mundo.
Ascensão Reta: 7h 8h 6m a 11m
Declinação: +0 ° to +13 °
Estrela mais brilhante: Prokyon (α Canis Minoris)
Mitologia:
Na mitologia grega, Dionísio o deus da embriaguez ensinou os agricultores de Icarius a pressionar uvas. Icarius ofereceu o mesmo aos pastores que pensaram que Icarius os tinha envenenar e então eles tiveram que o matar. Erigone, a filha de Icarius, procurou o seu pai com seu pequeno cão. Os pastores foram punidos e "Cão menor" tem o seu lugar no céu. Noutra versão da origem da constelação "Cão menor", ele é visto como o companheiro canino do caçador Orion.
Melhor altura para observar: Inverno
Constelações vizinhas: Unicórnio, Gêmeos, Caranguejo, Hidra