Girafa

A girafa é uma grande constelação, que é melhor observada na área mais escura do céu do norte. Cepheus, Cassiopeia, Perseus são suas vizinhas, bem como a Ursa Maior, Ursa Menor e Dragão. A "Girafa" é uma "constelação moderna", que foi introduzida pela primeira vez em 1612 por Petrus Plancius, um holandês. Acrescentou-a como um chamado padrão de enchimento.
 
Forma e posição:Girafa
A girafa encaixa-se discretamente entre as constelações mais proeminentes de "Ursa Maior", "Cassiopeia" e "Pastor". Esta constelação tem alguns objetos interessantes de observação sobre as galáxias próximas e também supergigantes amarelas e azuis. Por exemplo a Alpha Camelopardalis, uma supergigante com milhares de anos-luz de distância.
 
Ascensão Reta: 3h 15m a 14h 27m
Declinação: +52 a +86 graus
 
Estrela mais brilhante: Beta Camelopardalis
 
Mitologia:
Esta constelação não tem nenhum fundo mitológico, porque é uma das constelações modernas. As estrelas de girafa foram associados com a antiguidade. Só em 1612 Petrus Plancius chamou esta constelação de "padrão de enchimento" e só depois ganhou o nome "Girafa", que era o nome moderno de "Camelopardalis".
 
Melhor altura para observar: Todo o ano
 
Constelações vizinhas: Dragão, Ursa Menor, Cepheus, Cassiopeia, Perseus, Cocheiro, Lynx, Ursa Maior