Cavalo Alado

O Pegasus é um cavalo alado e a sua constelação é facilmente reconhecida pelas suas quatro estrelas principais que formam um quadrado. Esta constelação é encontrada perto do equador celeste norte. Alguns conjuntos globulares particulares, bem como uma galáxia espiral Pegasus fazem um belo objeto em observação por telescópio.
 
Forma e posição:Cavalo Alado
Quatro estrelas formam o "corpo" quadrado de Pegasus. Mais três estrelas formam o pescoço e a cabeça do cavalo alado. Esta constelação está localizada perto do equador celeste. Uma das especificidades de Pegasus é o conjunto globular M 15, que tem de cerca de 30.000 anos-luz de distância. Isto pode ser visto com binóculos normais, mas com apenas vai parecer um ponto nebuloso. Além disso, Pegasus tem uma galáxia espiral, que tem de 60 milhões de anos-luz de distância de nós (NGC 7331). Para observar isto, necessita de um bom telescópio.
 
Ascensão Reta: 22h 57m a 2h 39m
Declinação: +22 a 53 graus
 
Estrela mais brilhante: Epsilon Pegasi (Enif)
 
Mitologia:
Na mitologia grega, o herói Pegasus era um cavalo alado com poderes mágicos. Não foi fácil domar Pegasus. O herói Belerofonte conseguiu fazer isso, devido à sua intemperança e assim, teve Pegasus como seu cavalo. Ele decidiu que iria fazê-lo e as senhoras e senhores do Olimpo enviaram-no para acabar com a indignação que o cavalo estava a causar. Depois da morte dos seus filhos em batalha, Belerofonte pediu a Pegasus para levá-lo ao Monte Olimpo. Embora Pegasus tenha concordado, ele caiu de volta para a Terra depois de Zeus ter atirado um raio que o fez cair de Pegasus.
 
Melhor altura para observar: Outono
 
Constelações vizinhas: Lagarto, Cisne, Raposa, Golfinho, Cavalo menor, Aquário, Peixes, Andrómeda