Cassiopeia

A Cassiopeia é uma constelação do céu do norte. A Cassiopeia é visível durante todo ano, embora o melhor momento para vê-la seja em Novembro. A Cassiopeia produziu duas supernovas, uma delas é conhecida como "Cassiopeia A". A "Cassiopeia A" explodiu à cerca de 300 anos atrás e a explosão foi testemunhada da Terra. A matéria emitida pela explosão espalhou-se pelo espaço a uma pequena percentagem da velocidade da luz. O material, desde então, continuou a expandir-se para uma concha gigante, que continha uma série de elementos, incluindo oxigénio. Esses elementos podem formar novos planetas, estrelas ou até mesmo alguns organismos vivos no futuro.
 
Forma e posição:Cassiopeia
As cinco principais estrelas desta constelação formam um "W". O seu pico é visível a meio do oeste em direção da estrela polar norte. Assim pode encontrar facilmente esta constelação no céu.
 
Ascensão Reta: 22h 57m a 3h 41m
Declinação: +47 a 78 graus
 
Estrela mais brilhante: Alpha Cassiopeiae (Schedir)
 
Mitologia:
O Rei Etíope, Cepheus e sua esposa Cassiopeia tinham cometido o pecado da vaidade. Cassiopeia tinha reivindicado ser mais bela que as Nereidas, as Deusas aquáticas da mitologia Grega. As Nereidas queixaram-se ao deus do mar Posídeon sobre este insulto, que enviou o monstro do mar Ketos para destruir a costa do país. De acordo com um oráculo, o país só poderia ser libertado da maldição se Andrómeda, que era a única filha da família real, fosse sacrificada para o monstro do mar. Impiedosamente Andrómeda foi amarrada a uma rocha ao lado do mar, onde teve que esperar para que o monstro a comesse viva. Perseus derrotou o monstro, salvando Andrómeda, que mais tarde se casou com ela.
 
Melhor altura para observar: Durante todo o ano, especialmente no Outono
 
Constelações vizinhas: Andrómeda, Pastor, Leão, Perseus