A águia

A Águia é uma constelação impressionante encontrada no Verão e no Outono do hemisfério norte. Está na nossa galáxia, a Via Láctea. A sua principal estrela Altair tem 10 vezes a luminosidade do nosso sol e o seu brilho torna-se particularmente proeminente no céu noturno.
 
Forma e posição:A águia
A principal estrela da Águia, Altair (α Aquilae), é uma estrela muito brilhante e proeminente. Faz parte do triângulo de Verão estendido. Nas suas imediações estão as estrelas brilhantes Tarazed (γ Aquilae) e Alschain (β Aquilae). Juntas, as três estrelas formam a cabeça da Águia. As restantes estrelas representam as asas abertas da ave.
 
Ascensão Reta: 18h 40m a 20h 35m
Declinação: -12 a 8 graus
 
Estrela mais brilhante: Altair tem uma magnitude relativa de 0,8 m. Juntamente com as estrelas Deneb (Alpha Cygni) da constelação Cygnus e Vega (Alpha Lyrae) formam o triângulo de Verão.
 
Mitologia:
Entre os doze trabalhos de Hércules estava a aquisição das maçãs de ouro das Hespérides. No seu caminho, o herói descobriu o infeliz Prometeu que foi acorrentado a uma rocha. O pai dos Deuses Zeus impôs a sua punição, pois contra a sua vontade Prometeu tinha ajudado a espécie humana, trazendo-lhe de luz e iluminação. A Águia ia ter com Prometeu todos os dias, tirando-lhe um pedaço de fígado e comendo-o. Hércules matou a Águia com uma flecha, libertando Prometeu da sua agonia.
 
Melhor altura para observar: Verão
 
Constelações vizinhas: Aquário, Golfinho, Seta, Hércules, Serpente, Escudo, Arqueiro, Cabra