Seta

A seta é uma constelação constituída por apenas algumas estrelas - e é muito parecida com o voo de uma seta. Isso faz com que a constelação seja impressionante e memorável. A seta é a terceira menor constelação no céu. Por outro lado, a constelação tem estado na lista de Ptolomeu e assim, é uma das constelações mais antigas.
 
Forma e posição:Seta
A seta está no céu ao norte da constelação de Aquário e é realmente parecida com uma seta que voa de oeste para leste. Esta tem quatro estrelas de classes de tamanho 3 e 4. A constelação seta encontra-se na nossa Via Láctea, ou seja, entre as constelações Cisne e Águia. Outros vizinhos da constelação são a Raposa, Hercules e Golfinho.
 
Ascensão Reta: 18h 57m a 20h 20m
Declinação: +16 a +21 graus
 
Estrela mais brilhante: Gamma Sagittae
 
Mitologia:
Diz-se que Prometeu roubou o fogo do céu e Zeus puniu-o por isso, colocando Prometeu no deserto do Cáucaso. Ele amarrou-o a uma pedra por cima de um precipício. Sem comer, beber e dormir, ele teve que esperar como um ladrão. Todos os dias uma águia chamada Ethon iria ter com ele, comendo o seu fígado. Mas todos os dias os órgãos eram renovados pois Prometeu era imortal. O herói grego Heracles matou a águia com uma Sagitta (Seta) e por isso ela agora tem um lugar honorário no céu. Este é apenas um dos vários mitos possíveis desta constelação. Outra representação refere-se a seta como uma luz cósmica.
 
Melhor altura para observar: Verão
 
Constelações vizinhas: Hercules, Águia, Golfinho