Serpente

Serpente é a única constelação no céu a ser composta por duas partes não contíguas. Essas duas partes são feitas de longas cadeias de estrelas. Um facto interessante é que apenas em 2010,foi descoberto um sistema planetário com apenas 170 anos-luz de distância! A serpente também está entre as 48 constelações mencionadas por Ptolomeu.
 
Forma e posição:Serpente
A cobra é constituída por duas partes, uma cabeça triangular e a parte mais oriental chamada cauda. A cabeça da cobra, Serpens Caput está a oeste, devido à sua forma bastante triangular. A cauda, Serpens Cauda, está localizada na extremidade da nossa Via Láctea. Nesta parte da serpente pode encontrar a conhecida nebulosa de gás M16.
 
Ascensão Reta: 15h 10m a 18h 58m
Declinação: -16 a +25 graus
 
Estrela mais brilhante: Unukalhai (Alpha Serpentis)
 
Mitologia:
Existem duas formas de representação diferentes para a formação da constelação Serpente: A cidade de Lema era novamente um lugar inseguro e estava novamente assombrada por uma serpente de muitas cabeças. O herói Heracles foi enviado para matar essa besta. Ele reparou que a cobra tinha cabeças novas e por isso desistiu de enfrentar a serpente. Além disso, ele era constantemente atacado por um caranguejo gigante. Ele teve ajuda do seu sobrinho, que queimou as peças onde Héracles atingia as cabeças das cobras para que elas não voltassem a crescer.
 
Melhor altura para observar: Verão
 
Constelações vizinhas: Coroa Boreal, Pastor, Virgem, Balança, Hercules e muitas mais